quarta-feira, 25 de julho de 2012

Voltámos para ficar!

Cá estou eu mais uma vez após uns largos meses de ausência.. mas regressar ao trabalho com uma bebé de 4 meses, confesso que não me sobra tempo para NADA, mesmo!! E mais uma vez os meus planos saíram "furados", e tudo o que intencionava já ter começado a fazer, tem ficado em "águas de bacalhau", e a lista vai crescendo!

Mas desta vez estou decidida  a voltar para ficar! Regresso com novas  receitas, vegetarianas, macrobióticas e não só. Além disso, quero partilhar algumas dicas macrobióticas, adquiridas ao longo do meu (pequeno) percurso na culinária macrobiótica, além das descobertas que vou fazendo neste mundo dos blogs que eu tanto adoro.

Pois bem, sem mais demoras, hoje deixo uma receita macrobiótica: Espetadas de seitan e cogumelos, com boulgour e salada!


Ingredientes:

  • 500g de seitan bio;
  • 200g de cogumelos frescos (usei champignons Paris)
  • 1 pimento vermelho ou verde
  • alho q.b.
  • 2 folhas de louro
  • sumo de limão q.b.
  • molho de soja bio q.b.
  • 2 canecas de água
  • 1 caneca de boulgour

Cortar o seitan em cubos pequenos, temperar com molho de soja, sumo de limão, alho e louro. Reservar e deixar marinar, pelo menos uns 20 min.
Á parte cortar o pimento e os cogumelos em pedaços "generosos". nos palitos para espetadas colocar o seitan, os cogumelos e os pimentos alternadamente. Fritar em óleo quente, (na macrobiótica usa-se óleo de grainha de uva. Pode-se optar também por um óleo de girassol de boa qualidade e bio de preferência).

Levar ao lume a água com uma pitada de sal, deixar ferver. Juntar o boulgour e deixar cozinhar em lume brando até estar seco e solto. Acompanhar com uma salada de rúcula e alfaces diversas.
Para as espetadas preparei um molho com miso, vinagre de arroz, concentrado de maçã e água.

Boulgour: derivado do Trigo, que é o cereal por excelência do nosso país e da maioria dos países europeus e geralmente é utilizado sob a forma de pão ou massas.
O Trigo beneficia o fígado e é um cereal extraordinário para quem tem que despender muito esforço físico.Os derivados do Trigo como o Cuscuz ou o Boulgour são bastante versáteis, cozinham rapidamente e são bastante saborosos quando cozinhados juntamente com vegetais. Encontramos este cereal á venda em lojas de produtos naturais, em supermercados bio e também em grandes superfícies. Prefiram sempre BIO.

Sem comentários:

Enviar um comentário