terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lovely blogs * Oh Happy Day

Olá a todos! Esta semana estou a preparar o "Baby Shower" que vai ser já no próximo Sábado. Por isso tenho passado imenso tempo a pesquisar ideias  e decorações nos blogs da especialidade. E á semelhança das conversas, um blog puxa outro, e vou descobrindo trabalhos deliciosos e inspiradores todos os dias.


Hoje venho vos falar do blog "Oh Happy Day" da americana Jordan, actualmente a viver em Paris.
Jordan é organizadora de eventos/festas e o seu blog é uma verdadeira inspiração para quem está a planear uma festa, organizar um jantar de amigos, pensar numa tea party. Neste blog podemos encontrar desde fantásticas ideias de decoração, aos DIY (do it yourself) e fotos magníficas de festas. O "Oh Happy Day" é realmente uma festa!
Deixem-se contagiar por este espírito festivo da Jordan e façam dos vossos dias verdadeiros Happy Day.





 all images by Oh Happy Day

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tarte de pêra * Pear pie

As minhas primeiras experiências culinárias foram as tartes, de amêndoa. Tinha nessa altura 17 anos, e não me lembro muito bem onde ou com quem aprendi a fazer. Sei que fiz tantas que me tornei pro em tartes de amêndoa. Lembro-me que uma amiga da minha mãe gostava tanto delas que pedia para eu as fazer e vender no seu restaurante. Eram o meu cartão de visita. Depois iniciei-me nas quiches e o processo repetiu-se.

Por isso sempre que a minha mãe me traz muita fruta penso logo em tartes.
Foi o que aconteceu desta vez, tinha imensas pêras e já estavam a ficar maduras, portanto o melhor era deitar "mãos á obra" e aproveitá-las. Primeiro pensei em fazer Crumble mas depois apeteceu-me a tarte.
Acho que estava boa, porque não durou tempo suficiente de eu a fotografar em condições decentes.
 tarte de pêra com compota de mirtilhos
Ingredrientes:
  • 3 pêras rocha tamanho médio
  • 1 chav farinha com fermento
  • 1/2 chav farinha trigo integral
  • 2 ovos bio
  • 1 chav de açucar integral de cana
  • 1 colh sopa manteiga vegetal bio derretida
  • geleia de arroz para pincelar as pêras
  • canela q.b.
  • vagem de baunilha q.b. (opcional)
Corte as pêras em meias luas finas, reserve. Ligue o forno a 180ºC.
Comece por misturar os ingredientes seco:, as farinhas, a canela, a baunilha. Depois bata os ovos com o açúcar, a manteiga derretida e incorpore no preprarado anterior. Deite a massa numa tarteira previeamente untada ou forrada com papel vegetal. Disponha as pêras cortadas em meias luas por cima da massa já na tarteira, comece da periferia até ao centro. Regue com geleia de arroz e leve ao forno durante 25/30min a 180ºC. 
Polvilhe com canela e sirva com gelado, compota de fruta se desejar.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Inspiration for my "Baby Shower" party

32 semanas... Parece que foi ontem que olhámos muito incrédulos para o teste de gravidez, envolvidos num misto de emoções entre felicidade e a insegurança do desconhecido: - E agora?! Vamos ter um bebé.. Dizia eu para o meu marido, confesso muito assustada, enquanto me caía uma ou outra lágrima e atrapalhava as palavras com sorrisos rasgados. Parece que foi a semana passada, mas já só falta pouco mais de um mês para a pequena L. nascer.

Nem todas as etapas foram fáceis, muitos enjôos no primeiro trimestre, um turbilhão de emoções e hormonas, depois uma fase de fome descontrolada que chegava a doer.  E quando finalmente voltei ao trabalho cheia de energia e bem disposta, chegaram as contrações ás 27 semanas que me obrigaram a ficar de repouso em casa.

Portanto tenho tido imenso tempo para planear a sua chegada, desde a decoração do seu quartinho, á organização do seu armário e roupinhas e agora um lanche para as amigas, mais conhecido como baby shower.
Tenho pesquisado imenso sobre este evento em que "that's all about baby" e tenho me inspirado em alguns blogs de organização de festas que acompanho diariamente.

Deixo-vos aqui algumas das fotos que me têm servido de inspiração.



images via on to baby

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fofos de Belas

Olá a todos! Hoje venho falar-vos de uma iguaria gastronómica do concelho de Sintra, que conheço e adoro desde pequena.

Fofo! Não poderia haver nome mais adequado para descrever este delicioso bolo que é  um ex-libris de Belas. Apesar de ainda não terem atingido a projecção nacional e internacional das queijadas, os Fofos de Belas são uma importante referência na riqueza gastronómica de Sintra.



Confesso que tenho uma relação especial com estes pequenos pães-de-ló, pois numa certa altura, menos boa da minha vida, em que estive internada numa casa de saúde ali para os lados de Belas, na hora da visita a minha mãe e alguns amigos traziam-me sempre doces caixas de Fofos de Belas para o lanche.
E ali encontrava o carinho e o amor daqueles que desejavam arduamente que eu melhorasse rapidamente e era um sentimento de conforto e segurança, não estava sozinha.



Estes pequenos pães-de-ló, recheados de creme e polvilhados com açúcar, são confeccionados na famosa Fábrica dos Fofos de Belas, criada há já quatro gerações, e agora gerida por Liberdade Fonseca.

No início, há cerca de 200 anos, naquela casa fabricava-se e vendia-se apenas pão saloio e marmelada. O que é hoje um café, era outrora uma padaria já, então, muito procurada por abastadas famílias de Lisboa.

Os Fofos de Belas, cujo nome inicial era Fartos de Creme, nasceram por criação da mãe de Liberdade, que se lembrou de acrescentar um creme ao pão-de-ló, cuja massa também passou a ser um pouco mais pesada. Afinal, é das coisas simples que se fazem, por vezes, verdadeiras iguarias.

Na Fábrica de Belas não há segredos escondidos. Os Fofos são feitos de ovos, farinha, e leite para o creme. Depois, vão ao forno em pequenas formas. Meia hora mais tarde, estão prontos para fazer o gosto dos mais gulosos.





Não só a receita se manteve inalterável ao longos dos anos, como o próprio forno a lenha onde são cozidos ainda é o original, com a porta de ferro a fazer lembrar os fornos dos palácios reais.

Já conheciam estes deliciosos fofos? Se não, não deixem de visitar a sua fábrica e loja na vila de Belas! Não se vão arrepender!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tardes de Domingo

Olá a todos! Como foi o vosso fim de semana? O meu foi muito calminho, pois continuo de repouso em casa, e muito provavelmente irei continuar até a minha bebé nascer. 
Ao fim de semana temos sempre almoço em casa da família, em casa da minha mãe, ou na casa dos meus sogros, mas as tardes de Domingo são sempre reservadas á cozinha cá de casa. E neste Domingo não foi excepção!

Como referi aqui anteriormente, eu e o Tiago adoramos passar tempo na nossa cozinha a preparar lanches ajantarados, e de seguida instalarmo-nos muito confortavelmente no nosso sofá para maratonas de séries, filmes e na maior parte das vezes programas de culinária, uma paixão que partilhamos os dois.
Desta vez o Tiago preparou uma salada de agrião, rúcula selvagem e salmão fumado, acompanhamos com queijo rambol nozes. (Humm, estava divinal!) Eu contribui com uma saudável e nutritiva sopa de lentilhas.




Adoro estes finais de tarde de Domingo!
E vocês, costumam cozinhar ao fim de semana?



sábado, 7 de janeiro de 2012

Borscht - Sopa de beterraba

Uma das minhas sopas preferidas é sem dúvida sopa de beterraba ou Borscht, como é conhecida na Europa de Leste. Eu adoro esta sopa não só pelo seu sabor e aroma tão característicos, como pela sua côr fantástica que me transporta sempre para um cenário diferente da minha cozinha. Existem várias receitas desta sopa, eu pessoalmente nunca a faço da mesma forma, altero sempre um ou outro ingrediente conforme os legumes que tenho em casa.


Esta sopa tem a versatilidade de se poder servir fria ou quente consoante a estação e ocasião.


 A receita que uso como referência é da inglesa  Sophie Dahl. Mas deixo-vos a aqui a minha sugestão para uma borscht deliciosa.


Ingredientes (serve 4 doses):
  • 1 beterraba média já cozida e descascada
  • 2 cenouras médias
  • 1 alho francês
  • 1/2 cebola
  • 1/2 courgete
  • 1 nabo sem rama tamanho pequeno
  • sal q.b.
  • natas de soja (opcional)
  • raminho de endro
Comece por colocar uma panela ao lume com cerca de 1l de água e uma pitada de sal
descasque, lave e corte todos os legumes, excepto a beterraba e junte á água quando esta estiver a ferver. Deixe cozinhar cerca de 25 minutos em lume brando ou até os legumes estarem macios. Junte depois a beterraba (já cozida e sem casca) cortada em 1/4. Deixe cozinhar mais 15 minutos e rectifique o sal. Junte mais um copo de água se achar necessário. retire os legumes do lume e passe com a varinha mágica até obter um puré cremoso e de côr uniforme. Rectifique os temperos (se achar necessário).
Sirva com uma colher de natas de soja e um raminho de endro.
 
nota: As fotos são da galeria do programa "The delicious Miss Dalh", uma vez que o cartão de memória da minha máquina resolveu não funcionar no meu pc.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Tardes de Domingo

Antes de mais quero desejar a todos um excelente ano de 2012, cheio de momentos felizes e junto daqueles que mais amam!

Hoje gostaria de partilhar com vocês as minhas tardes de Domingo de eleição. Nestes dias de Inverno em que o frio convida a recolher ao conforto e quentinho do lar, eu o meu marido adoramos instalarmo-nos confortavelmente no sofá e assistir a programas de culinária.
Eu adoro o programa da Miss Dahl, como já referi anteriormente aqui no blog, e todos os do Jamie Oliver.

Mais recentemente descobrimos o programa
"Ingrediente Secreto" do Chef português, Henrique Sá Pessoa. E a inspiração é tanta, que de seguida refugiamo-nos na cozinha, a preparar lanches ajantarados e a experimentar novas receitas e ingredientes. É pura diversão. Como os meus 7 meses do "estado de graça" já não me permitem grandes aventuras na cozinha, tem o sido o meu marido o único cozinheiro destas tardes frias de Inverno.
E confesso, o resultado foi mesmo de "comer e chorar por mais"! Ora vejam só:




O resultado foi um empadão. A receita original é do Chef Henrique Sá Pessoa, mas alterámos os ingredientes principais: substituímos o lombo de porco por frango do campo e a batata normal por batata doce, o que resultou muito bem. Acompanhámos com salada de rúcula e agrião com sementes e molho vinagreta. A receita original podem encontrá-la
aqui.
Experimentem porque vale a pena!