sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Começar bem o dia [o meu pequeno-almoço preferido]

Um dos maiores problemas da vida moderna é o tempo, ou a falta deste! A correria dos dias faz com que muitas vezes descuremos refeições e momentos de pausa, que são fundamentais ao nosso bem estar físico e psíquico.

O pequeno-almoço é talvez aquela refeição que muitas pessoas "passam à frente". Trinca-se qualquer coisa a caminho do trabalho, um café e muita vezes já está! E contra mim falo! Mas estou a tentar contrariar essa situação.
 
E como eu também sofro do mal das "correrias de manhã", deixo já preparado do dia anterior,  papas de aveia, para mim o melhor pequeno-almoço de sempre! A Leonor também faz este pequeno almoço, com algumas variantes.
 
Reconfortante, nutritivo e a melhor forma de começar o dia!
 
 
 

Papas de aveia:

  • 1 chav. flocos de aveia (pode misturar outros flocos: arroz, trigo, espelta)
  • 3 chav. água
  • 1 maçã
  • 1 pitada de sal
  • geleia de arroz
  • frutos secos a gosto (sultanas, nozes, amêndoas, avelas)
  • canela
Preparação:
 
Levar ao lume os flocos de aveia em água e uma pitada de sal. Ralar uma maçã e juntar. Deixar cozinhar cerca de 15 min. a 20 min. em lume brando. Juntar a geleia  de arroz a gosto e retirar do lume. Adicionar frutos secos e polvilhar com canela. Podem também adicionar compota de fruta.

O restante pode-se guardar no frigorífico até 2 dias. Quando voltar a aquecer juntar bebida de arroz.
Uma óptima papa caseira para bebés e crianças, muito mais saudável e nutritiva. A minha filha come-a desde os 6 meses ao pequeno almoço e ao lanche, mas é feita também com arroz integral. Adiciono maçã e pera e depois trituro com varinha mágica. Os frutos secos são moídos num suribachi e junto à papa. Como sempre a comeu assim, na papa dela não adiciono geleia. Fica apenas com o doce da fruta.

Sem comentários:

Enviar um comentário