segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Costura, um novo projecto

Já há algum tempo que tinha em mente escrever sobre o novo desafio a que me propus, aprender a costurar.
Este gosto pela costura e por peças "handmade" começou já lá vão alguns anos, quando descobri a Constança e o seu talentoso trabalho, bastante (re)conhecido na blogosfera e na comunidade virtual de artesãos. Acho que o "Saídos da Concha" foi o primeiro blog que comecei a seguir assiduamente. Depressa descobri outros blogs, e a lista foi crescendo, desde a costura à culinária, passando pela fotografia e decoração.

Este gosto transformou-se em necessidade, assim que minha filha nasceu. A verdade é que gostava que a Leonor tivesse algumas peças, exclusivamente pensadas para ela, e feitas por umas mãos cheias de carinho e empenho. 
Eu tive muitas roupinhas feitas pela minha mãe, outras pela minha avó e pelas minhas tias. Aliás, eu nasci na década de 80, onde não existiam as grandes cadeias espanholas de têxteis, e tudo o que havia era "made in" Portugal e não estava acessível a todas as carteiras.

Não quero com isto dizer, que não compro roupa na Zara ou na Zippy, claro que sim!
Mas agrada-me a ideia de ela ter peças de roupa que possa guardar com um carinho especial, e que ficarão para contar uma história a uma próxima geração.

Posto isto, tinha que aprender a costurar! E como não havia ninguém na família com disponibilidade para me ensinar, pesquisei por escolas de costura.

Foi então que descobri a Maria Modista, a escola de costura que frequento desde Julho deste ano. 

Eu não sabia sequer enfiar a linha na máquina e hoje posso dizer (com muito orgulho) que já fiz uma bolsa, uma almofada para o quarto da Leonor e uma saia para mim (que me deu uma trabalheira que vocês nem imaginam). Neste momento estou a fazer roupinhas para a Leonor.

Portanto, estou muito contente com o meu progresso e com os resultados, e estou cheia de ideias para o guarda-fatos da Leonor.

 
a minha ultima aquisição



um bonequinho Tilda que estou a fazer


o projecto da minha saia

A minha saia quase, quase terminada


5 comentários:

  1. lindos projectos! Eu também gostava de investir tempo na costura, mas até agora com a Mafalda ainda não consegui... O máximo que fiz, ainda grávida, foram almofadinhas de alfazema e as bainhas dos cortinados do quarto dela! Estou sempre a adiar...
    Mas a minha escola foi mesmo o livro de instruções da máquina! e sou péssima a fazer contas, fico sempre frustrada!! ;)

    Grata pelas partilhas,

    **rita

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita! Confesso que na parte dos moldes é necessária alguma matemática, e demorei imenso tempo a fazer a saia. Eu também só me consegui iniciar na costura já a Leonor tinha 16 meses, quando era mais pequenina não me consegui organizar. Mas tudo se consegue :) Um beijinho e obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Sim, tendo vontade tudo se consegue!
    Talvez aos 16 meses já tenha outra folga! :)
    Cá aguardamos mais imagens das tuas experiências!!

    **rita

    ResponderEliminar
  4. Rita, não sei que idade tem a tua menina, mas eu notei bastante diferença na Leonor a partir dos 12 meses, relativamente a esse aspecto de conseguirmos fazer "mais coisas". Eu sei que é um cliché, mas aproveita todos os momentos dela, porque elas crescem mesmo muito rápido e só são bebés uma vez :) Um bjinho

    ResponderEliminar
  5. É verdade Isa, toda a gente me dizia isso, mas foi só depois de ela nascer que realmente entendi..
    Ela está com dez meses e meio e é uma grande speedada!! ;)

    Beijinhos ***

    ResponderEliminar