sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fazer pão [planos para o fim de semana]

Tenho uma forte admiração por quem faz o seu próprio pão. Imagino o contentamento e o coração cheio quando se sente o aroma quente do nosso pão acabado de fazer. Delicio-me sempre com as histórias da minha avó do tempo em que amassava. Nunca me canso de a ouvir repetir vezes e vezes, todo o ritual, que o passar dos anos não apagou da sua memória, toda a técnica daquelas mãos, hoje tão velhinhas, aprendida no passar de geração em geração. Essa herança não chegou até mim.
Confesso que nunca me aventurei em tal arte. Para mim, fazer pão era (e é) algo sério, que só as mãos experientes e calejadas da vida dominavam, assim como certos cozinhados só resultam nos tachos e panelas das nossas mães e avós.
 
 
 
 
 
Hoje sinto a necessidade de colocar as mãos na massa, no sentido literal da expressão.
Fazer o próprio pão é mais saudável, mais saboroso e mais económico. Gosto dele escuro, crocante de preferência com sementes e frutos secos.
Portanto tenho planos para o fim de semana.
Ando a namorar esta receita e este blog e já escolhi a banda sonora.

Sem comentários:

Enviar um comentário